domingo, 27 de maio de 2012

Analise dos testes de Portugues

Tema: Analise dos testes de português


Introdução
A forma dos integrantes do processo de ensino e aprendizagem medir o grau das actividades desenvolvidas durante um período de tempo, é feita através de avaliação ou testes, de modo a ter um feedback das realizações. É neste âmbito que o presente trabalho da Didáctica do Português III vai abordar a administração de testes, analisando 5 testes da língua portuguesa em anexo da Escola Secundaria de Marromeu, e as avaliações são de diferentes classes e de diferentes professores.
A análise e a reflexão destes testes será em todos âmbitos, seja de natureza estrutural, organizacional, e em torno dos objectivos (cognitivos, afectivo e psicomotor), no âmbito didáctico e psicolinguístico.

1.         FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Antes de começar com a verdadeira analise dos testes em anexo, gostaria de iniciar à abordar algumas questões pertinentes e importantes no processo de avaliação: O que é realmente a avaliação? Qual é o objectivo de avaliar? E o que é deve avaliar? Ou como deve efectuar a avaliação?

a)      O que é realmente avaliação?
A avaliação sendo um processo de determinação de extensão com que os objectivos educacionais se realizam. Trata-se de recolher informações e de proceder a um juízo de valo, muitas vezes, com o sentido de conduzir a uma tomada de decisão. Segundo MINED (2003) ¹, avaliação é uma componente da pratica educativa que permite uma recolha sistemática de informação que, uma vez analisada retroalimenta o processo de ensino-aprendizagem promovendo assim, a qualidade da educação. As escolas usam várias formas para medir o progresso e o êxito dos seus alunos.
Os professores devem avaliar os alunos para que possa verificar os níveis de aprendizagem dos alunos, de forma a tomar esses níveis como referencia para a planificação: e sempre deve ter em conta que há vários intervenientes neste processo de avaliação que não devem ser esquecidos: os encarregados de educação, os membros do conselho da escola, técnicos de educação a vários níveis, a direcção da escola, os alunos e o próprio professor.

b)      Qual é objectivo avaliação?
A avaliação serve um objectivo muito valioso. Pode ser usada para identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos e ajuda-o a melhorar as suas próprias habilidades de ensino. Para se fazer uma avaliação justa, deve ser capaz de avaliar se os alunos compreenderam as suas aulas, isto pode ser feito de observação, perguntas durante a aula; reconhecer os níveis de capacidade individual e sucesso o que cada aluno é capaz de obter; ter objectivos para melhorara o sucesso da aprendizagem.

c)       Como se deve efectuar a avaliação?           
A avaliação deve ser feita a partir de recolha de informações e avaliar essa informação; usar a informação para tornar o seu ensino e a aprendizagem dos seus alunos mais eficaz. Os aspectos de aprendizagem que deve ser avaliados incluem registos de dados familiares, saúde, trabalho de classe, atitudes e comportamentos, bem como os resultados dos testes. E o que é que deve avaliar? O professor deve a avaliar:
Ø  O comportamento com outros alunos durante as aulas, actividades extracurriculares;
Ø  Atitudes para com a escola e para com o trabalho novo;
Ø  Participação nas actividades das aulas (fazer perguntas, juntar-se a discussão, trabalho pratico);
Ø  Trabalho individual, em grupo, com toda turma e actividades relativas a responsabilidades.


2.       ANALISE DOS TESTES
Para melhor analisar os testes em anexo, vamos identificar os testes com as letras A, B, C, D e E. vamos também atribuir as mesmas letras a cada prova. Duma maneira geral as provas não segue todos itens que deve ser avaliado, como por exemplo a inclusão de todos elementos linguísticos, a gramática, a interpretação e a redacção. Por exemplo o teste a contem 5 pergunta que só abordam situações gramáticas, o que indica que o professore só ensina a gramática e observa o uso da língua. O que o professor devia considerar mais as competências linguísticas.
Os alunos são testados constantemente a gramática sem aplicação devido na vida real, numa conversa com um professor que lecciona português 10ª classe, salientou que as avaliações de português muitas vezes não incluem todos aspectos devido o tempo que não é suficiente para o professor escrever todas perguntas e texto no quadro, para além de outros quadros serem demasiado pequenos. De outra forma, temos que fazer escrever no quadro o texto que precisamos para avaliar dois dias ou um dia antes da data marcado para o teste de modo a poupar o tempo e o espaço no quadro. Para ele, seria mais viável o uso de cópias para distribuir todos alunos no momento da realização, acompanhado com o próprio texto. Mais torna-se difícil porque a nossa escola não tem condições para multiplicar as provas para todos alunos e também alunos não tem condições para pagar cópias para todas as provas, sendo assim, simplesmente avaliamos poucas perguntas muitas vezes sem interpretação e composições.
E outro aspecto que contribui na elaboração de testes simples e sem todos elementos textuais exigidos, é o facto de muitas turmas serem superlotadas, porque quanto mais perguntas for, mais trabalho o professor terá na correcção dos testes.
Observando os testes em anexo, nota-se claramente que os objectivos de avaliação não estão sendo cumprido, porque a avaliação só serve para avaliar e testar o desempenho dos alunos, mais pelo contrário; segundo MIRAS e SOLE (1992), os alvos sobre quais a avaliação incide são as instituições, as politicas educativas, os professores, os programas, a aprendizagem e a própria avaliação. Interessa-nos particularmente a avaliação das aprendizagens, dos processos e produtos, dos métodos, meios e materiais usados e dos resultados obtidos pelos alunos. A avaliação do ensino diz respeito a avaliação do desempenho docente e das suas condicionantes.
Segundo a abordagem Construtivista, a avaliação deve privilegiar feedback continuo, possibilitados através do monitoramento e da observação, permitindo, assim o esforço e redimensionamento das estratégias, a correcção das acções durante o processo, criando condições para o educador conhecer, orienta e corrigir como também orientar-se e corrigir-se, sendo assim, a finalidade de avaliação não julgar, mais sim criar a possibilidade de oferecer ao educador as melhores condições para que possa desenvolver-se de forma mais eficiente e eficaz.
A administração de testes de escolha múltipla é bem mais simples, porque para o professor facilita a correcção e Para o aluno só cabe ele fazer totobola mesmo sem estudando a matéria pode tirar uma boa nota. Sem dúvida para mim a múltipla escola é o melhor método de avaliar porque podemos e quadrar todos elementos linguísticos para o alunos escolher a melhor opção.

AINDA EM DESENVOLVIMENTO

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