domingo, 27 de maio de 2012

O Projecto de Pesquisa sobre a agramaticalidade do Português de Marromeu


Tema:  Projecto de Pesquisa sobre a agramaticalidade do Português de Marromeu

 

 

 
1. Introdução

 
No presente trabalho de projecto de pesquisa científica tem como tema fundamental a agramaticalidade do português de Marromeu, procura-se fazer uma abordagem teórica em linhas gerais, sobre as causas que provoca a agramaticalidade no português de em Moçambique e em particular em Marromeu. A pesquisa vai começar por uma compreender os conceitos de Linguística descritiva, passando pela descrição dos factores históricos, políticos, geográfico e linguística da população local. Por isso, o título do presente trabalho em pesquisa na Escola Secundária de Marromeu e em algumas Escolas Primárias Completas (EPC΄s) do distrito, com vista a identificar os aspectos que estão por detrás, de agramaticalidade das frases escrita e nas orais; causas e consequências e possíveis sugestões para mitigar o assunto.

 
Também, a sua abordagem vai centrar-se na importância e influência que as línguas maternas e o meio têm na aquisição e aprendizagem do português. Sendo assim, e durante a vida do leitor, poder-se-ão identificar vários outros aspectos que possam justificar com maior profundeza a importância do tema e suas melhorias.

 

 
2. Problema

 
O problema que se pretende resolver com este trabalho é corrigir os erros na formação de frases agramaticais por parte dos professores e os demais de Marromeu e em geral, de modo a melhorar o português. Resolver os problemas de agramaticalidade por parte da população local tomando como ponto de partida ou de análise os factores que influenciam e que participam nos vários erros comuns em vários falantes nativos, associado ao elevado nível de aluno que tem os mesmos problemas.

 
Podemos ter uma profunda reflexão do problema e dai pode-se ter as seguintes questões:
  •  O que é que os nativos acham da agramaticalidade das frases comuns em Marromeu?
  •  Que compreensão tem os professores e alunos sobre o ensino da língua portuguesa em Marromeu? 
  •  Quais são os factores que influência a agramaticalidade local? 
  •  O que deve ser feito para ultrapassar os erros comuns?

3. Objectivos

 
Ao falar da agramaticalidade do português de Marromeu, o autor entende que na definição dos conteúdos do processo de ensino e aprendizagem e de outras necessidades de carácter produtiva no seio das sociedades,

 
A característica do problema não tem uma natureza mitológica isto porque, do ponto de vista em que a sociedade se encontra, Neste contexto e na análise do problema identificado (a agramaticalidade do português de Marromeu) o autor entende que há necessidade, de forma activa, participar no processo de mitigação do problema. Sendo assim e na sua avaliação, o autor durante a análise do problema definiu o tema como sendo mais didáctico com seguintes objectivos

 
3.1 Objectivo geral

 
  •  Conhecer as causas e o impacto da agramaticalidade do português local.
3.2 Objectivos específicos
  •  Localizar os factores que condicionam a variação linguística e agramaticalidade da língua.
  •  Descrever os erros comuns que causam a agramaticalidade.
  •  Estudar as línguas locais para melhor descrever as causas.

 

 

 
4. Hipóteses de pesquisa

 
A agramaticalidade do português em Moçambique em geral e em Marromeu em particular, é influenciada pelas línguas maternas ou pela primeira língua adquirida, que influencia a fonologia, fonética e sintaxe. Na tentativa de analisar o problema em causa (a agramaticalidade do português de Marromeu), o autor deste trabalho entende que o processo de pensar em Sena e depois traduzir para o português influencia fortemente o português local, o autor apresenta, segundo Dr. Rui Muchaibande, MIC – 1, módulo 1, p.12 “a hipótese é uma afirmação que se faz na tentativa de verificar a validade da resposta de um problema existente” como propostas ou hipóteses seguintes:

 
4.1 Hipótese principal

 
A introdução no processo de ensino e aprendizagem do português dos métodos apropriados para cada comunidade de fala, segundo a sua língua materna e os problemas comuns de cada comunidade; poderá ser um factor de grande determinação na melhoria e eliminação dos erros que provocam agramaticalidade ao longo de aquisição da língua portuguesa. Mais além, mas de forma não breve, há mais e necessárias propostas ou hipóteses:

  
4.2 Hipóteses secundárias

 
  • A programação dos conteúdos de ensino das línguas português deve ser particularizadas;
  •  A necessidade de investigar cada comunidade de fala para melhor propõe os métodos adequados de aprendizagem;
  •  A necessidade, de estudar as línguas locais e identificar os erros comuns que influencia o português local;
     
5. Justificativa

 
Quando mais os professores e o Ministério de Educação, continuam assistir os erros da agramaticalidade dos do português moçambicano e em particular o de Marromeu. O português falado em Marromeu não deve estar a margem do português falado ao nível nacional, por isso, há necessidade de se fazer um estudo das causas que influencia a língua portuguesa e propor os métodos adequados para entender e explicar as diversas erradas variedade do português.

 
Qualquer pesquisa, seja ela didáctica, técnica, científica, metodológica, social, cultural entre outros aspectos tem a ver com as suas causas e posteriores consequências ou seja, implica ter em conta os factores do assunto em causa, o seu desenvolvimento e, ou o impacto e os seus resultados. Neste caso, o tema em pesquisa “A agramaticalidade do Português falado em Marromeu” carece desses pormenores técnico-linguísticos. O espaço de pesquisa deste trabalho foi a vila sede de Marromeu e em particular na Secundária de Marromeu, onde o autor é docente mas também estendeu-se às escolas mais próximas ou mesmo, circunvizinhas (EPC΄s Július Nyerere e Heróis Moçambicanos) com objectivos de se inteirar das diversas formas da agramaticalidade e conversar com professores de modo a saber como é que tratam estes problemas.

 

  
6. Metodologias

 
Parar lograr os intentos do desenvolvimento deste projecto de pesquisa, é imprescindível o uso dos seguintes métodos:

 
a) Método Comparativo

 
É usado tanto para a comparação de vários erros de comunidade de fala, quer no presente, no passado e também no futuro. Segundo o Tylor, considera que o estudo das semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupo, sociedade, contribui para o melhor compreensão do comportamento e a história linguística de cada indivíduo de uma comunidade de fala.

  
b) Método de Pesquisa Bibliográfica

 
Que consistiu na recolha ou selecção de obras bibliográfica e manuais que abordam questões relacionados com o tema a tratar.

  

 
7. Revisão Bibliográfica

 
De acordo com LAKATOS e MARCONI (1987:44) citado por ANDER-EGG “ revisão bibliográfica é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e critico que permite descobrir novos factos ou dados, relações, em qualquer campo de conhecimento”. Consiste na recolha de obras bibliográficas e manuais que abordam questões relacionados com o tema a tratar. Desta forma, para o presente projecto de pesquisa consulte a seguinte bibliografia:
  •  LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade; Metodologia Cientifica, 5ª edição, Revista e Ampliada, Editora Atlas, São Paulo, 2009.
  • SILVA, Marcos, Educação online, edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2003
  •  http//www.influencialinguistica.com.br/097/asp

 

 

 

 

 

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