domingo, 27 de maio de 2012

Psicologia de Desenvolvimento

PSICOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO


INTRODUÇÃO
Este trabalho de Psicologia de Desenvolvimento, estará baseado na resposta dos exercícios do trabalho três para as terceiras sessões presenciais. Escolhi a segunda questão aprendizagem Social na Adolescência; que ao longo do trabalho, vou focalizar as teorias de aprendizagem social e os agentes que influencia aprendizagem social nos adolescentes.
Nos agentes de aprendizagem social vou abordar a família, a escola, os amigos, o ambiente social e os meios de comunicação social. Para a concretização deste pequeno trabalho, usei o método de pesquisa bibliografia ou a revisão das literaturas que abordam o tema em foco.

APRENDIZAGEM SOCIAL NA ADOLESCÊNCIA
Aprendizagem social necessariamente associada ao desenvolvimento cognitivo, tem um papel fundamental na transformação dos adolescentes para uma aprendizagem activa. Na aprendizagem social estão envolvidos os processos de observação e imitação, nos alguns momentos algumas pessoas servem de modelos e tendem a ser imitados pelos outros o que pode se chamar de processo de modelagem que pode ser negativo ou positivo. Aprender por observação é diferente de aprender por imitação, pois a imitação não implica que o organismo que imita tenha aprendido alguma coisa. “A socialização é o processo pelo qual os adolescentes aprendem a estar e a comportar-se no grupo e na sociedade a que pertence” (Brée, 1990:44). Os adolescentes são confortados com outros agentes da socialização que, conjuntamente com o seu desenvolvimento cognitivo lançam os adolescentes para o processo de aprendizagem.
O desenvolvimento intelectual dos adolescentes depende, antes de mais das suas experiências anteriores. Desta maneira, a teoria de aprendizagem social assume que os adolescentes e crianças aprendem as capacidades e os conhecimentos através de uma contínua e recíproca interacção com outras pessoas e com o meio. Por outro lado, esta teoria de aprendizagem social, salienta que as pessoas comportam-se e aprendem de maneiras similar a modelos que avaliam com alto status social ou de sucesso; e que também acredita que aprendizagem social na adolescência é primeiramente determinado pelos factores sociais e ambientais, operando com o contexto situacional particular.

AGENTES DE APRENDIZAGEM SOCIAL
O adolescente aprende progressivamente através de vários fontes ou agentes de socialização que directamente influencia o processo de ensino e aprendizagem. Os agentes de aprendizagem social e outros variáveis estruturas influência as atitudes e comportamentos individuais dos adolescentes. No âmbito social podem ser destacados os seguintes agentes: a família, os amigos, a escola e os meios de comunicação social, para alem de ambiente social; que passaram a ser descritos com mais detalhes.


a)      Família
A família é fundamentalmente representada pela mãe e pelo pai e as vezes pelos irmãos; e muitas respostas são aprendidas pela observação e reprodução de comportamentos observados na família e mais tarde pelos amigos e pela escola. Os adolescentes recebem as influências dos pais e de outras agentes próximos que os ajuda a conhecer o mundo em que vivem e as regras por que se regem.
A família é um elemento primário que contribui para a formação dos adolescentes e para o seu desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem. Depois da criança sair da relação mais perto da mãe e quando atinge a idade escolar, este comportamento diminui, pois ele já consegue cuidar de suas própria segurança física e solucionar alguns problemas. Para além de desenvolvimento afectivo e social, a mãe pode também contribuir para o desenvolvimento cognitivo, pelo número de informações que ela disponibiliza ao longo do crescimento e aprendizagem do adolescente. A família também desempenha o papel importante para a formação da identidade social e sexual do adolescente.

b)      Os Amigos
A inteiração dos adolescentes e amigos é dominada pelo processo de atracão interpessoal, e pode se distinguir a amizade, que consiste na experiência de ter uma relação íntima, didáctica e recíproca com outra pessoa e a popularidade, que é experiência de ser aceite pelos membros do grupo. Na adolescência a formação de grupos naturais é de extrema importância, pois estes influem sobre a vida de cada um deles. Nestes grupos são caracterizados pela existência de comportamentos recíprocas que pode ser hierarquizados com base no poder e na posição social e a existência de uma serie de normas sociais, valores compartilhadas, de uma linguagem, de apelidos e regras que especificam as diferenças individuais.
A formação de grupos pode ser formal quando a reunião é pela busca de objectivos estabelecidos ou informal que é a agregação espontânea dos adolescentes para compartilhar um tempo livre ou um divertimento. Os grupos de amigos, os colegas de escola e os pares terão um papel importante que pode ser negativo ou positivo no processo de ensino e aprendizagem.

c)      A Escola
A escola é um agente de aprendizagem social na adolescência muito forte, mais considerado na adolescência, para além da escola ser um lugar de formação educativo, permite também analisar o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes e das inteirações que desenvolve com seus pares. As turmas enquanto conjunto estrutural de indivíduos, tem fulcral importância nos processos da socialização e de aprendizagem na adolescência, visto que, influencia certos comportamentos que os adolescentes demonstram sendo o resultado do processo de imitação dos outros membros da turma ou do grupo. A escola constitui um espaço importante de socialização, um lugar onde são construídas condutas interactivas, as quais podem aperfeiçoar as competências sociais.
O mundo dos adolescente aumenta na escola e a troca de experiências tem um campo mais vasto, em que para além dos amigos e os professores, o adolescente sempre procurará fazer o seu melhor para si tornar famoso ou popular. O processo de aprendizagem ocupa um lugar central no processo de socialização, visto que é na escola que o adolescente abre os seus horizontes e adquire muitos amigos.

d)     Os meios de Comunicação Social
Os meios de comunicação social, actualmente a “ mass media” são hoje, talvez os mais influentes na formação da identidade dos adolescentes e jovens. Desde criança que as novas tecnologias imediatamente as seduzem e permitem a aquisição de novos saberes. o seu conhecimento vai progredindo através das informações que recebe do meio onde si insere. A Televisão pode influenciar em comportamentos não comuns na família e nos grupos dos amigos. Com maior incidência nos dias de hoje a Internet, um meio que possibilita transportar todas as fronteiras físicas e morais. O cuidado dois pais e dos professores são imprescindíveis para o desenvolvimento de qualidade a partir dos meios de comunicação de massa. A Internet e a Televisão hoje são para os adolescentes uma porta aberta para o mundo e contribuem para a aprendizagem social.
e)      O Ambiente Social
O ambiente social onde se desenvolve as inteirações entre os indivíduos e os agentes socializados é um outro factor importante a considerara neste processo. O ambiente social pode ser entendida como a estrutura social e inclui variáveis tais como o sexo, a dimensão do agregado familiar, e a raça. Deste modo, a inteiração como resultado ou consequência produzido nesta inteiração, será o resultado final do processo de aprendizagem social que é a adopção de atitudes e comportamentos que atestem a capacidade de aprender.
O processo de aprendizagem por observação é designado da associação diferencial, o comportamento é associado a moldes. Por exemplo quando um adolescente observa que um amigo se torna popular por vestir roupa da marca, pode associar roupa de marca para ser também popular, dai que emite o comportamento. O reforço social ocorre quando as consequências do comportamento, quer positivo, quer negativos aumentam a possibilidade que este continue ou repita.



CONCLUSÃO
A família constitui o primeiro lugar de toda e a qualquer educação e assegura, por isso, a ligação entre o afectivo, o cognitivo e o social; assim como a transmissão dos valores e normas. A escola e os pares são os agentes de socialização mais considerados e a família é o agente mais importante na aprendizagem social, enquanto os pares contribuem para a aprendizagem dos valores materiais e das motivações sociais. Todavia nenhuma outra instituição poderá jamais substituir a condição educativa social da família, pois este é o centro de aprendizagem social de adolescente.
A aprendizagem social na adolescência é influenciada através das informações que recebe do meio onde se insere, do meio familiar, dos grupos de pares, a escola e dos meios audiovisuais. Desde criança que as novas tecnologias imediatamente as seduzem e permite a aquisição de novos saberes que pode ser positivo ou negativo dependendo das situações, como é o caso das novelas em Moçambique que influencia em grande parte aprendizagem social dos adolescentes.



BIBLIOGRAFIA
  1. Cardoso, António. A relação dos Adolescentes na Escola e Aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Artmed, 1999
  2. Pais, J. Machado. Culturas de adolescentes. Lisboa: Imprensa Nacional. 1993.
  3. Petrus Rotger, António. Pedagogia Social. Barcelona: Edit. Ariel Education. 1997.




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