PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II
INDICE
Temas Paginas
INTRODUÇÃO - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 2
1. O PODER E INFLUÊNCIA - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3
1.1. As Fontes de Poder - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -3
2. O PODER DAS ORGANIZAÇÕES - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -3
2.1. Características Básicas do Poder Exercido com Sucesso segundo Kotter - - - - - -4
.3. Os meios de alcançar o Poder Organizacional Segundo Kotter - - - - - - - - - - - - 4
3. DELEGAÇÃO DE PODER - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -4
3.1. Directrizes Clássicas para a Delegação Eficaz - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 5
3.2. Descentralização - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 6
BIBLIOGRAFIA- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -7
INTRODUÇÃO
Neste pequeno trabalho de Praticas Pedagógicas II vou tratar da administração, mais concretamente do Poder e Influência das organizações relacionados com a realidade da minha escola. O trabalho conta com quatro temas e quatro sub temas para além de considerações finais; e vou focalizar os fontes de poder, delegação de poder e um pouco da descentralização, todos os temas e sub temas estarão relacionados com a realidade da minha organização e fazer uma comparação. Para concretização do trabalho use o método de pesquisa bibliografia, a revisão de poucas literaturas disponíveis e o método de observação da realidade da minha instituição.
- O PODER E INFLUÊNCIA
O Poder é capacidade de exercer influência e quem detêm o poder pode mudar o comportamento e as atitudes das outras pessoas. A influência funciona pela persuasão, pela sugestão, indução e pelo convencimento; e na influência não há penalidade ao contrario do poder, há sempre o uso de ameaça.
Numa escola, um professor que trabalha duro, serio, e honestamente pode influenciar os seus alunos a elevar a auto-estima da comunidade e usar as suas influencias para manter a autoridade. “Quem é influente para o negocio é quem tem poder nas organizações hoje e não o contrario” diz CHIAVENATO (1997:243). O que conta na influencia é o nível de relacionamento e o grau de conhecimento da matéria ou assunto. O poder da influencia é uma das formas de poder mais valorizado e inofensivo e se manifesta argumentativamente, não havendo qualquer ameaça, coação ou tipo de pressão.
1.1. As Fontes de Poder
Segundo John French e Bertram Raven, destacar as cincos fontes de poder abaixo descriminado:
a) O Poder de Poder – a pessoa que tem a capacidade de recompensar outra pelo cumprimento de ordem ou pela realização de outras exigências. As recompensas são melhor usados para reforçar as acções desejáveis dos subordinados, e não como suborno para realizar tarefas.
b) O Poder Coercitivo – consiste na aplicação de punição, da imposição de medo, o lado negativo do poder de privilegio até a perda de emprego, isto para manter o padrão de desempenho.
c) O Poder Legitimo – é exercida pelo autoridade do cargo, é formal e obedece a hierarquia.
d) O Poder de Competência – é a influencia exercido como resultado de especialização, habilidade especial ou o conhecedor de assunto. Numa escola deve ser um conhecedor de assunto didáctico.
e) O Poder de Referencia – exige no colega de trabalho que nos atrai ao seu lado na hora das reuniões de departamento pelo seu carisma e pelo seu nível de prestigio e admiração.
A que debruçar sobre uns aspectos que deixam de ser tipos de poder mais podemos chamar de tácticas de poder que são: razão, amizade, coalizão, barganha, asserção, autoridade maior, sanções e assedio sexual.
- O PODER DAS ORGANIZAÇÕES
O Poder e os processos políticos nas organizações se tornaram grandes preocupações das autores na área de administração. O poder segundo Mccleland tem duas faces a saber:
- Face Negativo é expressa em termos de domínio submisso, se eu vencer, você perde. Ter poder implica ter poder sobre alguém, que por causa disso é menos afortunado, vê as pessoas. Esta face negativa domina muitos sectores onde a eleição e o derrotado fica sem campo de actuação.
-Face Positivo é caracterizada por uma preocupação com os objectivos do grupo, isso implica em exercer a influencia em favor de e não sobre os outros.
2.1. Características Básicas do Poder Exercido com Sucesso segundo Kotter
As características básicas do Poder exercido com sucesso numa organização, uma empresa ou mesmo uma escola e as mesmas características coincide com uma escola com êxito segundo Kotter são:
a) Mantêm suas acções coerentes com as expectativas das pessoas.
b) Reconhecem os diversos custos, riscos e benefícios das cinco bases de poder.
c) Admite–se que cada uma das cinco fases de poder tem seus méritos.
d) Possuem objectivos de carreira que lhes permite desenvolver e usar o poder.
e) Agem com maturidade e exercitam o auto-controle.
f) Compreende que o poder é necessário para realizar as coisa.
2.3. Os meios de alcançar o Poder Organizacional Segundo Kotter
Kotter estabelece os meios de alcançar o poder organizacional sendo os mais destacados os seguintes:
-Actividades Extraordinárias; ser a primeira pessoa ocupar um cargo ou obter sucesso após assumir riscos excepcionais, podem levar a um poder maior.
-Visibilidade; obter olhos dos que estão no poder, e ate mesmo fazer com que certas actividades pareçam mais arriscadas do que na verdade.
-Relevância; resolver um autentico problema organizacional, pode ser uma fonte de poder e pode dar uma credibilidade extraordinária aos factores de actividade e visibilidade.
-Patronos; alguém que aconselha em como ter sucesso na organização, pode ser uma fonte informal de poder, especialmente se o patrono for muito poderoso.
- DELEGAÇÃO DE PODER
Delegação é definida pela atribuição de autoridade formal e da responsabilidade por realizar actividades especificas que atribuída a outra pessoa. O que pode ser delegado a outrem é a autoridade e a responsabilidade. A Delegação não é abdicação, e nem abandono de responsabilidades do administrador; e também não significa que o administrador perde o controle e evita tomar decisões. Por outro lado, delegar não é transferir obrigações, responsabilidades e depois largar; mais é preciso acompanhar e apoiar nas dificuldades.
Em muitas empresas a delegação é por amizade e relação de parentesco ou mesmo conteranismo e não por competências ou habilidades, isto verificasse muito na minha instituição. Eu penso que deviam delegar como forma de incentivar e fazer seus funcionários se envolver nas actividades e decisões que implicaria ser uma das trilhas para o sucesso das organizações contemporâneo.
A vantagem de Delegação é que quando as tarefas dos administradores são capazes de delegar, mais oportunidades terão de solicitar e aceitar maiores responsabilidades dos administradores de níveis mais altos. A Barreira de delegação é quando os administradores não confiam nos seus subordinados e na resistência destes não aceitam a delegação por não terem responsabilidades com tarefas especificas. O objectivo de delegação é conseguir que alguém faça uma tarefa, tendo para isso poder de decisão e autoridade.
3.1. Directrizes Clássicas para a Delegação Eficaz
1. Estabelecer uma linha clara de autoridade, indo do nível mais alto ao nível mais baixo.
2. para evitar confusos, cada pessoa deve prestar contas a apenas um superior.
3. Atribuir a responsabilidade por tarefas especifica aos níveis organizacionais mais baixo em que exista capacidade de informação suficiente para realizar-lás por completo.
4. Dar os subordinados autoridades suficientes para realizar as tarefas delegadas
5. Certifica-se que os subordinados entendem que são responsáveis por resultados específicos.
3.2. Descentralização
A Descentralização é o grau em que a autoridade e a responsabilidade são passadas a níveis inferiores. Quando mais autoridade for delegada através da organização, mais descentralizada ela será, tendo em conta os objectivos da descentralização que é essencialmente para acelerar e melhorar a prestação de serviço.
A vantagem de descentralização é a redução de fardo dos administradores do topo e melhora na tomada de decisões, pois elas são tomadas mais perto do local de acção, melhor treinamento, moral mais elevado. Na minha organização, a escola notasse algo relativo a descentralização, mais a muito que deve ser feito porque os pequenos chefes da base não estão bem capacitados para responder as exigências, apesar de algumas tendências da descentralização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Administradores lidam com o poder para dirigir seus funcionários, dessa forma, podem usa-lo para lidar com mais aceitação e eficácia. Isto nós monstra o impacto que o estilo de direcção do administrador tem sobre a atitude dos funcionários. Monstra nos que o estilo de exercícios de poder é um aspecto diferenciado das relações de influência, portanto, é importante para alcançar os objectivos da organização.
A delegação de poder na minha escola e em muitas organizações é feita pela amizade e confiança, e acho que deviam considerar a responsabilidade e a influencia para além das competências. Os administradores deveriam conhecer mais e considerar esta correlação ao dirigirem seus funcionários.
BIBLIOGRAFIA
1. CHIVENATO,I. Gerenciando Pessoas, 3ª Edição: São Paulo: Makron Books, 1997.
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